Blog OffStation

Home / Blog / Sistema de Reservas / Sistema de reservas online – atividades esportivas, turismo e lazer

Sistema de reservas online – atividades esportivas, turismo e lazer

Sistema de Reservas
13 de julho de 2020
Ana Flávia Franco

Se você administra uma empresa de experiências esportivas, turismo e lazer, sabe que não é fácil lidar com os desafios diários. Você já cogitou aderir a um sistema de reservas online?

Sabemos que, além de cuidar do atendimento e satisfação dos clientes, as empresas gerenciam por si só as reservas, organizam tudo da experiência e ainda tem de lidar com inúmeros imprevistos.

Com tanto trabalho para ser gerenciado, o sistema de reservas pode ser um aliado na hora de passar por todos os processos do dia-a-dia.

Neste conteúdo você entenderá um pouco sobre o sistema de reservas e como ele pode ajudar a sua empresa. Além de encontrar informações sobre motor de reservas, venda de ingressos online e dicas para vender reservas online! 

O que é um sistema de reservas?

O sistema de reserva é responsável por todas as informações referentes as atividades agendadas, o sistema faz as reservas (marca os horários), administra as solicitações e armazena todos os dados nos históricos da sua empresa.

Se você conhece ou já lidou com um sistema de reservas, sabe que a missão dele é garantir que todas as reservas sejam efetivas de forma transparente e eficaz. Além de minimizar os erros, oferecendo um bom suporte para a equipe de funcionários.

Esse tipo de gestão é muito usada no mercado de turismo e hoteleiro que, com certeza, são dois dos mercados mais “multichannel” que existem.

Mesmo sendo muito semelhante com o mercado de atividades de lazer, por que essa ferramenta também não é tão comum para quem oferece experiências esportivas, de turismo e lazer?

A ida da sua empresa para o ambiente digital pode ser o primeiro passo para sua empresa crescer. É importante e fundamental que se tenha um sistema inteligente e eficiente para garantir a qualidade do atendimento.

Adquirir um sistema facilita o funcionamento do serviço e auxilia no dia-a-dia, assim como a disposição do tempo de trabalho, possibilitando assim a melhora em todas as áreas do seu estabelecimento.

Software de reservas online

Quando falamos de softwares e ferramentas de reservas online, estamos tratando de empresas e marcas que permitem que seus serviços estejam disponíveis por 24 horas para seu consumidor.

Vender com o sistema de reservas online tornou-se não só simplificado, a prática é basicamente o reinício de um mercado, é colocar sua empresa no mesmo patamar de todas as outras que já se modernizaram.

Alguns sistemas estendem seus serviços não só para a venda, como também para a gestão das reservas, mas qual a diferença?

O ponto principal é que um software de reservas online não só possibilita a transação financeira entre cliente e empresário, mas também é um sistema integrado que controla o agendamento, organiza os horários e simplifica a operação.

Todo prestador de serviço reconhece que gestão de reservas é um dos pontos mais complicados e providenciais para o bom andamento do seu negócio.

É, também, o motivo que levou muitos a saírem do mercado precocemente.

Uma plataforma que faça esse tipo de serviço permite que o tempo livre do empresário seja dedicado a melhora do serviço e ao aumento de demanda, pois poupa tempo e, consequentemente, renda.

É a inovação que pode determinar a estabilidade mercantil do empresário.

Como funciona um sistema de reservas online?

Calma! Se você ainda não está acostumado com sistema de reservas para o seu mercado, iremos lhe explicar melhor com funciona.

Primeiro, o sistema de reservas é um aliado ao desenvolvimento da gestão do seu negócio. O objetivo é promover uma interação entre o provedor de serviço e o consumidor, este, por sua vez, cada vez mais exigente.

Seguindo essa linha do perfil do novo consumidor, lembre-se que a agilidade e a facilidade para agendar e contratar o serviço faz parte do pacote.

O sistema de gestão de reservas proporciona uma automatização que encurta muito o caminho do consumir até a sua empresa e pode, ao mesmo tempo, diminuir os custos com uma equipe especializada.

Por que?

O próprio software de reservas consegue manter uma agenda organizada, contando com informações prévias das datas e horários de funcionamento.

E como é para o cliente?

Quando você tem acesso a esse sistema, o consumidor tem a possibilidade de visualizar todas as informações que ele precisa na hora de tomar decisões.

A informação geral da atividade que quer fazer, para quantas pessoas ela é feita e todos os requisitos para praticá-la. O acesso a essas informações, como dito anteriormente, é feito de qualquer lugar do mundo que tenha acesso a internet, e a qualquer horário.

Além de encontrá-lo no ambiente digital, o consumidor tem todas as ferramentas e informações para decidir se você é a empresa ideal para o tipo de atividade que ele quer.

No caso do Adrena.me, por exemplo, você tem o espaço de portal e do sistema, que no caso seria a OffStation, que conduzem juntos a compra.

O portal Adrena contém todas as informações das atividades que optou ofertar por lá, e informações da empresa. Além de prestar suporte disponibilizando um contato mais próximo com o WhatsApp.

Sendo assim, sua empresa não precisa necessariamente manter um site a parte para informações para dar o primeiro passo rumo a tecnologia.

As possibilidades desse sistema são inúmeras, existem sistemas, como o da OffStation, que possibilitam que seu próprio Facebook tenha uma agenda e funcione para agendamentos.

Motor de reservas 

Utilizar um sistema de gestão de reservas não limita sua empresa a vender por apenas um ambiente. Digamos que seu facebook renda um retorno e um engajamento muito grande do público, com o motor de reservas, sua venda pode ser feita por uma rede social.

Ou então, seu site tem muita relevância e funciona bem para sua empresa, só ainda não faz vendas por lá, o motor de reservas pode ser uma ótima forma de incrementar as vendas da sua experiência. 

Falar de motor de reservas é complexo, por isso, fizemos um conteúdo completinho que vai te falar dos benefícios de aderir uma ferramenta como essa! Você o confere AQUI. 

Lista de Benefícios do sistema de reservas online

  • Comodidade

Quando sua empresa passa a ter um sistema de reservas online, ela também passa a ficar à disposição do consumidor.

Quem consome não precisa esperar contato na linha de telefone, aguardar retorno no e-mail e nem mesmo no whatsapp. Ele pode fazer a reserva de qualquer lugar.

Tudo isso de forma segura, já que os softwares garantem segurança dos dados e da reserva feita.

  • Controle das reservas

Com um sistema de reservas online, você pode ter o controle exato das reservas realizadas e reservas disponíveis. Tudo é mais fácil de se visualizar.

A funcionalidade elimina a possibilidade de erro na hora de fazer fechamentos das reservas. Isso facilita muito a vida de quem tem um pequeno empreendimento que não conta com sistema de distribuição.

  • Pagamento otimizado

Otimizar a forma de pagamento é um dos benefícios do sistema de reservas online, já que o cliente faz o pagamento no momento da reserva pelo próprio sistema.

Isso agiliza o processo de aprovação e confirmação do agendamento.

Até mesmo o sistema de pagamento no local, que funciona para muitos mercados da certo. Afinal, ele já criou o compromisso na hora da reserva, e conhece a política de cancelamento.

  • Trabalho otimizado

Se você chegou até aqui, já percebeu que a grande sacada do sistema de reservas online é permitir uma otimização do trabalho.

Como tudo é feita de maneira online e automatizado, sua empresa pode oferecer sempre um serviço mais ágil e disponível 24h.

A agilidade faz com que o empresário possa focar em outros processos do seu empreendimento, sem quebrar a cabeça com a gestão de reservas.

  • Informações disponíveis

Todas as informações necessárias para que seu cliente tome a decisão de agendar um serviço especificamente no seu estabelecimento estará disponível no ato da reserva.

O sistema de reserva online garante que seus clientes tenham acesso a tudo para que tome a decisão de forma autônoma.

Como vender com sistema de reservas online

No decorrer de todo o post já deu para entender a importância de uma boa gestão de plataformas digitais para o crescimento e estruturação da empresa.

O sistema de reservas online, com o passar do tempo, se torna cada vez mais necessário e vital para o empreendimento tomar tração dentro do mercado de oferta de serviços.

O funcionamento de um sistema de reservas varia de um mercado para o outro, existem alguns sistemas que conseguem implantar agendas no próprio Facebook, outras no site da empresa.

Existe também os sistemas de reservas que se estabelecem por um portal, como o Airbnb, por exemplo. Você tem acesso ao portal que te leva para os agendamentos.

É o que acontece com o Adrena.me e OffStation. O portal do Adrena.me é feito especificamente para ser um tipo de “catálogo” das empresas que oferecem o mesmo serviço.

Nesse portal que o consumidor se informa, escolhe a atividade e o agenda de maneira simples e segura. Além de ter acesso simples a um contato mais próximo com o suporte pelo Whatsapp.

Já para o empresário, o processo é feito dentro do software de gestão, onde ele mesmo cadastra seus serviços e sua empresa e gerencia sua agenda e horários.

Dicas para vender online 

 

Tornar-se uma empresa multicanal, de início, não é um processo simples. É importante procurar sistemas que se encaixem com o mercado que sua empresa atua. 

Mais do que isso, alguns conhecimentos sobre vendas em mais de um canal também são sempre bem-vindos quando seu empreendimento estiver naquela transição e adaptação ao mundo digital

Sabemos que requer tempo e também o abandono de alguns hábitos -mesmo que as vendas feitas por telefone ainda aconteçam.

Pensando nisso, aqui você tem acesso a um conteúdo com 5 Dicas Para Vender Online.

Venda de Ingresso Online 

As vendas por um sistema de reservas não se restringem a apenas reservas. Algumas empresas organizam eventos, venda de vouchers e ingresso. 

Até mesmo os familiarizados com esse tipo de venda e organização, precisam de umas dicas e também, quando esse tipo de negócio é feito em ambiente digital, é preciso de muita informação.

Aqui você encontra dicas para vender ingressos online e entende um pouco mais do funcionamento desse tipo de venda.

 

E aí, quer inovar com e adquirir um sistema de gestão de reservas? Com certeza isso irá simplificar os processos e colocar seu empreendimento um passo à frente!

 

OffStation® Tecnologia Ltda
CNPJ 30.340.661/0001-27
Fale conosco pelo WhatsApp!