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5 dicas para você começar a vender reservas online

Sistema de Reservas
15 de julho de 2020
Ana Flávia Franco

Quer levar sua empresa do ramo de experiências esportivas e lazer para o ambiente digital? Vender reservas online pode ser o primeiro -e grandíssimo- passo para isso. 

Claro que, o ideal é que você saiba bem o que fazer, conheça os sistemas e as formas de aderir a experiência digital ao seu negócio. 

Sendo assim, compilamos aqui uma lista com 5 dicas para você começar a vender reservas online, além de elencar a importância desse tipo de venda para o seu negócio!

A Importância de Vender Reservas Online 

Ter mais um canal de vendas do seu produto já se tornou uma necessidade de qualquer mercado. O público está cada vez mais dinâmico e é muito fácil atender os vários perfis de clientes que sua empresa possui. 

Quando o seu estabelecimento oferece o produto online, é como se sua empresa não passasse pela restrição de ser apenas um número de telefone para o seu cliente. 

Claro que, aquele cliente fiel, pode gostar de ter contato mais pessoal com você, mas quando sua disponibilidade é maior, todos os públicos ficam mais à vontade. Sendo assim, suas vendas aumentarão consideravelmente com mais um canal de vendas!

5 dicas para vender reservas online – mercado de experiências esportivas e lazer.

  • Procure um sistema que atenda sua empresa
  • Entenda seus concorrentes
  • Prepare-se para a mudança (entenda como fazer isso)
  • Saiba como oferecer seu produto
  • Incentive o feedback dos seus clientes!

 Procure um fornecedor que ofereça um sistema que atenda sua empresa.

 

 

O primeiro passo para iniciar uma plataforma online de vendas é a contratação de serviços de uma plataforma específica a ser integrada pelo seu comércio. 

É um dos passos mais importantes para a consolidação das vendas online, pois se não for o sistema ideal, é possível que encontre problemas futuros que podem ser incorrigíveis ou que demandem grande esforço e mão de obra para a satisfação do mesmo.

Para tal tarefa, é necessário que se faça uma análise sobre o mercado de plataformas e softwares disponíveis. A pesquisa deve ser feita de maneira minuciosa e preenchendo uma série de itens e requisitos estabelecidos previamente. 

No caso da OffStation, uma plataforma de gestão de reservas para experiencias esportivas e aventuras, o software é pensado para que atenda as necessidades das empresas do mercado de experiências esportivas e lazer. Não é apenas vender online, também é fomentar um mercado inteiro.

A importância desse passo é a garantia de que todos os outros itens aqui listados serão cumpridos, pois, sem um sistema adequado e conveniente, não será viável agregar nada a ele sem prejudicar o andamento da empresa. 

Estude seus concorrentes para ver o que oferecem.

 

A já conhecida pesquisa de mercado. Para se estabelecer como um concorrente sério, é necessário conhecer que os outros atuantes do mercado já estão fazendo e oferecendo para os clientes.

Essa fórmula possibilita que a sua empresa tenha o diferencial necessário para chamar atenção da clientela em mercados cada vez mais competitivos e com barreira de entrada tão grande e complicadas de serem superadas.

Não é muito diferente da pesquisa já necessária do momento da abertura do novo empreendimento. Porém, aqui é necessário que tudo seja visto da ótica do consumidor digital e do serviço digital já oferecido. 

É uma modalidade diferente da venda presencial que necessita atender à outros parâmetros e expectativas, como facilidade, acessibilidade, confiabilidade e disponibilidade. 

Todos esses, e possíveis outros, serão pontos a serem avaliados pelo empresário, pois, certamente serão os pontos avaliados também pelos clientes no momento da escolha do produto.

Uma empresa que não consegue inicialmente estabelecer seus próprios limites de atuação, não conseguirá passar essa importante mensagem para um cliente cada vez mais exigente. 

Se prepare para a mudança. As vendas podem disparar e aumentar bastante. 

A sistemática de vendas online é muito diferente da sistemáticas de vendas presenciais. Todo o mecanismo muda, pois é um novo meio de acesso e interação entre cliente e empresa.

Tendo como certa essa afirmativa, é necessário que o empresário tenha total controle do que está oferecendo, como está oferecendo e se conseguirá suprir tal demanda. 

Essa ideia não deve ser apenas aprendida pelo empreendedor, mas também por toda sua rede de colaboradores, pois, estes serão ponto central, como já vinham sendo, no bom andamento dos negócios.

Porém, o treinamento de aprendizado dos colaboradores é responsabilidade do empresário, transmitir a filosofia da empresa e metodologia de vendas e serviços é essencial para garantir que as mudanças buscadas sejam obtidas. 

Assim, o empresário que conseguir adequar sua equipe e sua estrutura para um sistema de vendas online, conseguirá manejar para que não aconteçam overbooks e afins. É uma espécie de controle de qualidade e atendimento.

Plataformas como a OffStation, entendendo do mercado especifico a que se dirige, entende que um sistema de reservas visa minimizar alguns processos manuais. O caso do overbooking, por exemplo, é crucial que não ocorra dentro de uma experiencia esportiva, por isso, o bloqueio de overbook é feito pelo sistema.

Sendo assim, a adaptação da empresa tende a ser mais rápida e fácil, além de minimizar os erros que possam ocorrer.

Faça uma boa descrição do que irá oferecer, utilize imagens boas!


É natural entender que não se pode oferecer produtos ou serviços que não pode realizar. Isso é um entendimento básico e padrão de qualquer mercado, que se acentua de forma avassaladora no meio de vendas de reservas online. 

Afinal, o acesso é muito simplificado, logo, a disseminação do nome da marca também pega carona nesse processo. Não há como separar um do outro.

Ofertar o que não pode oferecer em um meio tão competitivo onde os resultados são tão rápidos e instantâneos é um tiro no pé. A competitividade é muito alta e o meio sempre se renova, ser deixado pra trás é sofrer o risco de nunca conseguir se recuperar.

Além disso, quanto mais informação o consumidor tiver sobre o produto que sua empresa oferece, mais fácil de agregar valor à ela e tomar sua decisão sozinho e de forma imediata. Vender online requer que sua empresa dê autonomia ao cliente.

Use boas imagens da aventura, vídeos, informações sobre como sua empresa agrega valor para aquela experiência, se tiver algum roteiro também é importante disponibiliza-lá.

Preze pelas avaliações das pessoas.  

 

No meio virtual a maneira mais rápida de disseminação da marca do seu negócio é via avaliações. A empresa que oferece meios de ser avaliada e demonstra não ter medo do que o seu cliente tem a dizer já pula para vantagem. A internet fez com que as avaliações tenham uma relevância enorme. 

O método de avaliação é normalmente o mais buscado entre os clientes para estabelecer confiança, principalmente quando trata-se de novo cliente de primeira compra. 

Por isso, incentivar e estimular o cliente que recebeu um bom serviço da sua empresa a expor isso na plataforma digital é uma maneira inegociável de atrair nova clientela e confirmar o nome da sua marca no meio digital de maneira efetiva.

O empresário que vende online não pode, nem deve, temer o feedback do seu cliente. Pelo contrário, deve garantir um serviço de excelência para que possa estimular os clientes a oferecer comentários e avaliações públicas. É uma forma segura e eficaz de publicidade do seu conteúdo e produto.

Novamente, a OffStation entende a importância do feedback e como a aprovação de outros clientes pesam na hora da tomada de decisão de um novo cliente. Por isso, o incentivo da plataforma em fazer com que os clientes recomendem e comentem como foi a experiência dele com a sua empresa.

São inúmeros benefícios de aparecer como uma empresa multicanal, não tem porque não tentar embarcar nesse novo modo de fazer negócio. 

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