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Por que investir em fotos autorais no setor de experiências?

Marketing
3 de março de 2021
Thiago Benassi

O Marketing para Empresas de Experiências Esportivas, Aventuras e Lazer passa por diversas etapas, desde conhecer o seu público alvo a criação de estratégias que tragam resultados efetivos.

Hoje vamos falar sobre algo mais específico, que poucas empresas se preocupam, mas que se utilizado da maneira correta pode trazer bons resultados e ainda ser um diferencial a mais para o seu negócio: investimento em fotos autorais.

Neste texto vamos abordar diversos assuntos, que serão divididos por tópicos. Você pode navegar neles clicando no tópico de seu interesse.

O que são as fotos autorais?

Para explicar de uma forma breve, o que queremos dizer com fotos autorais é: fotos produzidas, sejam por você mesmo ou por um fotógrafo, do seu negócio ou produto!

homem tirando foto de uma mulher em cima de uma montanha. Ela está com as mãos no chão e os pé para o alto.

Com as fotografias você também pode construir e mostrar a identidade da sua marca através das imagens. Cada imagem conta uma história e podem transmitir a mensagem da sua marca muito mais do que você imagina. Fotos autorais ajudam a mostrar o seu negócio de uma forma autêntica.

Por que foto autoral é melhor que banco de imagem?

Utilizar banco de imagens dá menos trabalho? Sim!

Então, por que escolher investir em fotos autorais?

Através destes banco de imagens, pequenas, médias e até grandes empresas têm acesso a uma infinidade de fotografias e imagens para utilizar como quiser na comunicação da empresa. Porém, existem diversos motivos que você deve levar em consideração antes de escolher utilizar os bancos de imagem

 

Banco de imagem é limitado

Os bancos de imagens, até mesmo os pagos, são limitados quando falamos de experiências esportivas, lazer e aventura.

Dificilmente você conseguirá encontrar uma grande variedade de boas imagens e que façam sentido para o seu negócio. Ou seja, você dificilmente irá encontrar nesses bancos de imagens fotografias que representem verdadeiramente o seu negócio e que valorizem o seu produto.

Ainda mais quando pensamos em experiências que envolvem também o ambiente, como ecoturismo e voo livre, que seria bem estranho, por exemplo, divulgar um Voo Livre no Rio de Janeiro com a imagem de um Voo Livre em outro lugar qualquer. Parece besteira, mas isso acontece. E MUITO.

ícone de uma lupa com um x no meio, com o seguinte texto abaixo: "imagem não encontrada". Mais abaixo tem outro texto da seguinte forma: "muitas vezes você vai se deparar com esta mensagem quando estiver procurando por imagens mais específicas"

Produto real para o cliente

Ao utilizar imagens autorais do seu negócio, você mostra para seus clientes os reais diferenciais do seu negócio.

Utilize a premissa que as fotos do seu negócio são para comunicar as vantagens de escolher a sua aventura e que com elas você vai quebrar a barreira da “expectativa x realidade”, não correndo o risco do cliente ir achando uma coisa e receber outra.

Explore as vantagens e diferenciais do seu negócio como só você mesmo conhece!

Além disso, as pessoas têm um bloqueio com imagens que parecem propagandas, a imagem perfeitinha, bem como as padrões que você encontra nos de banco de imagem. Isso para os seus possíveis clientes, principalmente nas redes sociais, pode significar a rolagem do feed sem ao menos olhar o que você desejava comunicar.

A imagem de um cliente real, vivenciando a experiência de verdade, com um sorriso legítimo, transmite a mensagem muito mais facilmente para quem ver, e isto, com toda a certeza, vale mais que mil fotos que um banco de imagens pode oferecer.

 

Fazer fotos autorais é gasto ou investimento?

Então, pare e pense: é um gasto ou investimento?

Faz sentido para o seu negócio você usar imagens genéricas, que não representam o seu negócio e não demonstram as qualidades reais do seu produto e ainda correndo o risco de usar a mesma imagem que o seu concorrente está usando?

Mesmo que isso signifique um investimento a mais no curto prazo, a longo prazo o resultado com certeza será positivo. E, caso opte por tirar fotos com um profissional, lembre-se de “preparar o campo”, para que o fotógrafo consiga tirar o máximo proveito do tempo que estiver com você.

Agora, caso você queira ter fotos autorais, mas não quer ou não pode investir em um fotógrafo profissional neste momento, nós iremos dar uma dicas nos próximos tópicos para que você faça isso de forma independente.

 

Cuidado com direitos autorais!

Se você não paga um banco de imagens e mesmo assim utiliza fotos da internet na sua empresa, tome bastante cuidado com direitos autorais.

Principalmente se você encontra uma imagem no Google Fotos e deseja utilizar nos canais da sua empresa. Isso pode te causar muita dor de cabeça e até um processo judicial. Por isso, se cuide.

 

Preciso que minhas fotos sejam profissionais?

Primeiramente, você tem que saber onde você quer compartilhar essas imagens. Se você quiser utilizar estas imagens para utilizar na internet, a resposta é: não! Agora, caso você queira fotografias para fazer um outdoor ou coisas do gênero, será necessário uma foto profissional. Porém, pensando mais no meio digital, vamos focar nas imagens para alimentar suas redes sociais e seu site.

Então, se você quer tirar fotos para colocar nas suas redes sociais e no seu site, você não precisa de um fotógrafo profissional. Se você tem um celular moderno, com certeza você consegue tirar fotos muito boas dele e as imagens são mais do que suficientes para o que você deseja.

Além disso, uma das coisas que nós aqui da OffStation já analisamos é que as fotos mais orgânicas, como as que as pessoas normalmente tiram do celular, geralmente dão muito mais engajamento do que as imagens cheias de edição ou aquelas de banco de imagem.

Claro que se houver a possibilidade e investimento para fotos profissionais, escolha esta opção. Principalmente quando a utilização dessas fotos é além de somente alimentar os canais digitais e você pensa em reaproveitá-las para fazer outros tipos de marketing, como folders, cartões de visita, banners e outdoors.

Mas lembrando: não fique preso a isso, se a qualidade da imagem for minimamente boa, manda ver! No próximo tópico você verá algumas dicas de como deixar as suas fotos melhores, mesmo que sejam tiradas do celular.

 

Dicas de como fazer fotos autorais de qualidade

Caso você opte por tirar fotos usando o celular e deseja ter um resultado bom, é essencial que você tome alguns cuidados como: 

  • Pense sempre na luz, escolha sempre por lugares bem iluminados. Diferente das câmeras profissionais, as de celular não se dão muito bem com ambientes escuros, o que pode comprometer muito a qualidade da sua imagem.
  • Entretanto…. Tome cuidado com o contraluz! Se você tirar uma foto onde a luz esteja atrás do objeto/pessoa, o resultado será uma foto escurecida. Segue uma imagem de exemplo para exemplificar: fazer imagem
  • Tire as fotos com o celular deitado (na horizontal). Mesmo que você queira publicar as imagens no Instagram, que o formato é quadrado, você poderá cortar a imagem sem perder qualidade. O que nos leva para a próxima dica:
  • Sempre tente deixar espaços “sobrando” nos cantos da imagem, pois elas te darão margem para enquadrar melhor quando você tiver que encaixar a imagem em outros tipos de formato.
  • Tome cuidado com o zoom. A grande maioria dos smartphones fazem apenas um “recorte digital”, o que faz com que a imagem perca a qualidade e fique granulada. 
  • Lembre-se que os seus clientes tem que permitir a utilização da imagem deles nas suas redes sociais. Então sempre alinhe com ele esta permissão para utilizar… Este é o cuidado que você não pode esquecer! É importante que você peça autorização para a utilização dessas imagens nas redes sociais e afins. O ideal é que seja uma autorização por escrito. Existem vários modelos disponíveis na internet para você fazer o download. Você pode baixar nosso modelo clicando aqui!
  • Aproveite que você já está tirando fotos, crie stories e interaja com os seguidores! Dessa forma você cria uma relação e aumenta o engajamento do seu instagram.

 

Aumentar sua marca com as fotos autorais

É comum que fornecedores de experiências incluam pacotes com fotos. E para quem deseja aumentar o fluxo nas redes sociais, o engajamento orgânico ou até mesmo ganhar seguidores, este é um investimento extremamente válido!

Por que?

Pois além de criar para o cliente uma experiência ainda mais completa, ao disponibilizar e/ou vender essas imagens, os seus clientes certamente irão publicar essas fotos nas redes sociais e trazer um engajamento orgânico para as suas redes. Afinal, existe aquela velha e boa premissa que diz:

“A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos”

Além disso, você pode incentivar seus clientes a compartilhar as fotos, mandando mensagem depois da experiência e pedindo para marcar você nas redes, avaliar no google meu negócio, criar estratégias de pós-venda, entre outras diversas opções.

 

Aproveite para melhorar a ficha do seu Google Meu Negócio

As fotos também podem ajudar você a melhorar o seu Google Meu Negócio! Uma ferramenta fácil de usar e gratuita que possibilita aumentar o seu alcance regional e a presença digital do seu negócio fica ainda mais forte.

 

 

E aí, já começou a tirar suas fotos autorais? A utilização de fotos autorais, desde que sejam bem feitas, só trazem benefícios para o seu negócio e seus clientes! 

Se você quer melhorar o seu negócio no ambiente digital e ainda vender as suas experiências 24 horas por dia, entre em contato agora mesmo e conheça a OffStation!

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