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Marketing para Empresas de Experiências Esportivas, Aventuras e Lazer!

Marketing
21 de julho de 2020
Ana Flávia Franco

Os empresários de qualquer ramo, com empresas de qualquer tamanho sabem da importância do Marketing para empresas. Mas em casos de empresas pequenas com times menores?

Existem muitos aprendizados por aí, assim como plataformas que atendem mercados específicos que podem não somente levar sua empresa para o canal digital, como auxiliá-lo com o marketing.

Nesse conteúdo – que será constantemente alimentado- você terá acesso a conhecimentos sobre marketing para empresas e algumas dicas úteis na hora de pensar em marketing para o seu negócio.

Marketing para empresas ou Marketing Empresarial 

Na imagem, há 4 homens. Um deles faz um apresentação de marketing para empresas, enquanto os outros três estão sentados, assistindo.

O marketing para empresas é focado em captar novos clientes e também atender as demandas de um público inteiro, visando não apenas a entrada de novos públicos, mas também a fidelização dos consumidores atuais.

É importantíssimo para qualquer empresa! Aqui estamos focando em empresas de experiências esportivas, aventuras e lazer, porém, são conhecimentos válidos e podem servir para vários mercados.

O mercado de experiências esportivas, aventuras e lazer, por sua maioria é formada por empresas familiares, com time mais enxuto e também, não é um mercado conhecido por ter mais de um canal de vendas. Apesar de necessário, quem ingressa em mais um canal de vendas é inovador.

Mesmo sendo um mercado muito próximo do turismo, que é -com certeza- um dos mercados mais “multichannel” que existem, a ida do mercado de experiências esportivas e lazer está iniciando agora no ambiente digital.

A OffStation, por exemplo, busca fomentar um mercado todo para que as empresas de experiências esportivas e lazer não se limitem a apenas um canal de vendas e que a migração dessas empresas para o ambiente digital seja feita com todo suporte. Por isso, pensamos em marketing digital, que faz parte do pacote na hora de fazer da internet mais um canal de vendas.

Entender o cliente é entender que as vendas evoluíram, assim como os hábitos de todo mundo. Pouco se fala ao telefone, o WhatsApp se tornou o canal de conversas mais prático e usado. 

Sendo assim, a evolução do negócio é necessária. Tão necessária, que o marketing se destaca na hora de estudar o público e ser essencial para empresas que querem, de fato, crescer. 

Afinal, quando você entende a necessidade do seu cliente e compreende também as dores como empreendedor, mais fácil de encontrar uma solução. O marketing está aí para te ajudar a identificar tudo isso, a fim de que seu serviço seja cada vez mais assertivo.

A seguir, daremos início a dicas sobre formas de pensar em marketing e engajar sua empresa com o público.

Conhecendo seu público alvo 

Conhecer o público que sua empresa se direciona até parece uma tarefa fácil a ser feita por quem está acostumado a lidar com pessoas no dia-a-dia, mas compreender a quem você se dirige é uma missão e tanto. Mesmo assim, ele é o primeiro passo.

É conhecendo bem o seu público que sua empresa conseguirá criar suportes para que a venda seja cada vez mais assertiva. Além de fazer com que você ofereça exatamente aquilo que o cliente precisa.

A comunicação com o seu cliente também depende do conhecimento que você tem com o público-alvo. O seu público interage mais no Instagram ou no Facebook? O WhatsApp é uma boa forma de fazer com que eles mantenham uma interação?

Aposto que você, empreendedor, já se fez essas perguntas, não é? E essa deve ser apenas uma das milhares de dúvidas que são comuns na hora de pensarmos em uma forma de impactar nosso público. 

Para entender melhor seu público-alvo, normalmente, o marketing vai organizar tudo que é preciso saber sobre o cliente em uma “persona”. 

A “persona” – ou AS personas- são construídas através de um estudo sobre o estilo de vida, dúvidas frequentes, problemas enfrentados no dia-a-dia pelo público-alvo. Tudo isso para que a visão seja completa e as decisões mais assertivas. 

Marketing de conteúdo

Na imagem, há uma ilustração de um computador, celular, tablet e notebook. Todos conectados e simbolizando a conexão desses dispositivos. Os tons que sobressaem são o cinza e o bege.

Investir em marketing de conteúdo também faz parte de uma estratégia de marketing para empresas. Quando já foi entendido qual seu público alvo, produzir conteúdos para esses clientes é bem importante.

Com o marketing de conteúdo, sua empresa irá atrair a atenção de forma muito simples e espontânea, o conteúdo a ser produzido para ajudar sua empresa a se posicionar como um autoridade no mercado, mostrando ao cliente que a empresa domina elementos relacionados à sua área de atuação.

Os conteúdos oferecidos podem aparecer de várias formas, essa forma de pensar em marketing pode se apresentar no formato de BLOG e e-books, que são muito comuns no ambiente digital.

Também são mais trabalhosos e complexos, mas vale a pena o investimento. 

Quando você trabalha com um blog, é importante pensar na frequência com que vai publicar novos conteúdos. Um blog deve ser sempre atualizado, para manter a relevância do mesmo.

O mais interessante é que os blogs, mesmo com a importância de sempre estar postando textos e atualizando tudo, são os textos antigos que geram leads para a empresa. 

Além desses formatos, sua empresa também pode desenvolver materiais em formato de vídeos, postagens em Instagram, no facebook ou até mesmo materiais específicos enviados por e-mails e WhatsApp. 

O mais importante é ter relevância no formato de conteúdo que é produzido. Se gerar interações ou conversões, melhor ainda!

Fique ligado no que falam sobre sua empresa.

Ilustração sobre marketing para empresas. Fonte: Voitto.

É muito importante acompanhar de perto tudo o que é dito sobre a sua empresa, seja nas redes sociais ou até mesmo no boca boca entre os seus clientes. Quando você recebe feedbacks, pode ter uma noção dos pontos fortes e fracos do que é oferecido. 

Além disso, essa prática nos ajuda a compreender melhor o mercado, para assim, sempre estar a um passo à frente.

Por exemplo, o caso do mercado de experiências esportivas, aventuras e lazer, mostra-se como um mercado mais familiar, por isso, a demora na hora de migrarem para um ambiente digital.

Consegue entender o avanço desse -quase- diferencial? A resistência que muitas empresas têm na hora de colocar seu negócio voltado para a tecnologia pode ser o ponto fraco, que no seu caso, será um ponto forte.

Alinhar a sua estratégia de conseguir mais clientes, tem tudo a ver com o estudo feito sobre o mercado e sobre sua própria empresa. Assim, seu negócio poderá ofertar mais daquilo que é seu forte, e menos do que é ponto fraco.

Ferramenta Google Meu Negócio

Imagem com três jovens sentados em frente a uma barraca. Um deles está com um notebook na mão e mostrando para os outros.

A ferramenta Google Meu Negócio é indispensável para empresas de porte médio ou pequeno, principalmente que tem grande parte do seu público como regional. 

Essa ferramenta gratuita do Google possibilita que você tenha maior alcance através do tão acionado Google, o braço direito de muita gente. Sendo assim, a presença digital da sua empresa fica cada vez mais forte.

Além de gratuita, é fácil de usar! O Google Meu Negócio possibilita que empresas e organizações gerenciem a presença on-line no Google, inclusive na Pesquisa e no Maps. Ao verificar e editar as informações comerciais, você ajuda os clientes a encontrar sua empresa.

Neste conteúdo aqui, você aprende como criar conta no Google Meu Negócio. É muito simples e tem o passo a passo para que você dê um avanço significativo com uma ferramenta gratuita!

Marketing de relacionamento

Construir um bom relacionamento com o seu cliente é parte muito importante do negócio, e novamente, o marketing tem TUDO a ver com isso! 

Já deu para ver, até agora, o marketing é peça importantíssima dentro de uma empresa, se você quer um atendimento mais assertivo, é importante investir em marketing.

Ter uma relação e um bom diálogo de aproximação com seu consumidor, faz-se importante na hora de identificar os problemas dos clientes, para assim, solucioná-los da melhor forma possível.

Tudo isso tem a ver com a tão sonhada fidelização de clientes. 

Você pode buscar essa aproximação utilizando do marketing de conteúdo. Postando conteúdos interessantes em blogs, enviar materiais personalizados, interagir com os seguidores nas redes sociais. 

Todas essas ações são ótimas maneiras de criar uma relação positiva com os consumidores. Pequenas atitudes que valem muito na hora da tomada de decisão do cliente.

Essa relação próxima também deve se estabelecer com os parceiros de negócio, como fornecedores, revendedores e distribuidores. Nesse caso específico, é possível agendar reuniões pessoais e fazer ligações sem a necessidade de um tom tão profissional.

Quanto melhor for sua relação com seus parceiros de negócio, mais favoráveis às negociações serão. Eles podem resultar em vantagens como descontos, parcerias e afins.

Endomarketing

Ilustração sobre Endomarketing. Fonte: UMB.

Nunca se esqueça do ENDOMARKETING. Sabemos que o foco de qualquer empresa é atrair novos clientes, fidelizar quem já está com você, mas vender mais não é a única coisa importante.

É importante sempre visar pela integração da equipe que trabalha em sua empresa para com o objetivo da mesma. Sendo assim, vise por se preocupar com o bem-estar do time que está no seu negócio.

Com a equipe de colabores motivada e trabalhando com os objetivos alinhados, é mais fácil criar um ambiente propício para o crescimento do seu negócio. Preocupe-se com o seu time, lidere-o com sabedoria.

Quando você engaja os seus colaboradores com os propósitos, metas e valores da sua empresa, mais chance de sucesso. Até porque, você há de concordar que os funcionários são os porta-vozes dela.

Por isso, esses responsáveis pelo bom funcionamento e bom relacionamento com os clientes devem ser motivados e valorizados, com o estímulo adequado.

 

 

 

O marketing para empresas de experiências esportivas e lazer é parte fundamental para o crescimento de todo o mercado. Alguns passos são difíceis de serem dados, afinal, entendemos que é um ramo em crescimento.

Tanto que, até a migração para o ambiente digital tem sido algo inovador, mas que bom que foi notado a necessidade de ter esse tipo de suporte para o mercado.

Atualmente, tornou-se uma necessidade, não é mais um luxo. E é bom sempre lembrar o quanto o marketing está ligado ao avanço da empresa também, principalmente no ambiente digital, onde o marketing pode ter muito resultado.

Agora que voce já sabe os benefícios de um time de marketing trabalhando para sua empresa, que tal migrar para o ambiente digital e contar com uma equipe que impulsionará seu negócio?

 

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