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SEO Para Experiências Esportivas – Obtenha resultado com seu conteúdo!

Marketing
25 de agosto de 2020
Ana Flávia Franco

Oferecer um conteúdo de qualidade para o seu público, gerar engajamento e ser útil para quem quer te ouvir é importantíssimo. Mas como alcançar essas pessoas?

O SEO está aí para isso. Ter conhecimento e domínio de SEO não é nada simples e não depende somente de exercê-lo bem nos textos, mas é uma parcela importante. 

Basicamente, com o conhecimento de SEO e os textos focados nele, o resultado é que você apareça bem no Google e os interessados te encontrem com maior facilidade. 

Como estamos falando de empresas de experiências, os textos de blog tem grandes chances de impulsionar as pessoas que o encontram no Google diretamente para a sua empresa, para se tornarem consumidores.

Investir em conhecimentos de SEO para sua experiência esportiva é uma boa maneira de aumentar o seu público e os consumidores. Quer saber um pouco mais? Vem comigo!

O que é um texto com foco em SEO?

Na imagem, há uma ilustração de um computador com "SEO" escrito na tela, e vários ícones relacionados a busca na internet.

Imagem de SEO. Fonte: Webnode

O SEO (é a sigla para ..) que significa a otimização dos textos para os mecanismos de busca. Todos os conteúdos com foco em SEO tem o objetivo de conectar o locutor com o receptor, fazendo com que o texto seja mais visível nas ferramentas de busca.

Para isso, os textos com foco em SEO seguem uma série de recomendações e estratégias para que o texto fique atrativo e para que seja relevante para o Google.

Hoje, vamos focar nos conteúdos de blog, afinal, ainda é o que mais faz sentido para nosso setor e também é mais fácil de aplicar os conhecimentos. Até porque, muitos sites de empresas do setor já possuem um blog, só falta otimizá-lo!

Mesmo assim, os conhecimentos de SEO podem ser aplicados em landing page também, mas o mais comum são os textos de blog.

O primeiro ensinamento para que o seu texto seja relevante é que ele seja atraente para o leitor e que, como qualquer outro texto informativo, contendo as informações que as pessoas procuram.

Como saber o que procuram? Essa é a tarefa do SEO. Seu texto se baseará nas BUSCAS que o assunto em questão tem no mecanismo de busca -que aqui é o poderoso GOOGLE. 

Sendo assim, podemos introduzir o conceito mais importante dos textos com foco em SEO, que são as palavras-chave. Existe um trabalho complexo na hora de defini-las, mas muitas ferramentas podem te ajudar nessa tarefa.

Tudo isso está no nosso próximo tópico!

Retomando ao conceito de SEO dentro do Marketing de conteúdo, os textos devem ser focados na experiência do usuário, afinal, as pautas são definidas através das pesquisas feitas por eles.

Por isso, além das palavras-chave também é importante complementar os textos em SEO com links úteis dentro do texto, respeitando o seu objetivo final.

Na maioria das vezes, as conversões fazem parte do objetivo, então faz muito mais sentido levar o leitor para um passo à frente do que para uma página anterior.

Como assim? Eu te explico!

Se o usuário chegou em um texto de blog de dentro do seu site, faz mais sentido levá-lo a um ambiente de compra ou de informações sobre a sua empresa, do que levá-lo a um link que não agregue a nada.

O Google leva muito em consideração os backlinks dentro do seu próprio site, entende que esse tipo de texto é relevante, pois tem várias informações e complementos. 

Além disso, dentro dos textos de blog devem ser respeitados os espaços para H1 e H2 (título e subtítulo, respectivamente) e atrelá-los as palavras-chave que quiser utilizar no texto. 

É bom segmentar o conteúdo em tópicos, e sempre tratar o título como um bom lugar para empregar as palavras-chave escolhidas para o texto, mas sem saturar o termo, é claro.

Vamos fazer tudo ficar mais visível? Veja o próximo tópico!

SEO para Experiências Esportivas 

Grupo de pessoas comemorando após subir uma montanha.

Quem procura por experiências esportivas no Google, pode fazer isso de inúmeras formas. Primeiro, dificilmente seu cliente será tão “geral” para pesquisar por “experiências esportivas.”

Muito mais fácil que ele procure por região que está ou pretende ir, como por exemplo “Pista de Kart em Curitiba” que é muito mais específico e direcionado. E quem busca por isso, quer encontrar algo direto, que atenda a pergunta dele.

Outro fator importante é que, mesmo que você escolha uma palavra-chave para ser a principal, é importante visualizar termos complementares para aumentar a chance de que você apareça para quem o procura.  

Mas como fazer isso? Existem várias formas e até ferramentas que ajudam nesse momento. As mais fáceis de usar são o Google Trends e UberSuggest. As duas ferramentas são muito intuitivas e fáceis de usar.

Claro que, nenhuma das duas ferramentas darão o termo que você deseja assim tão fácil. Defina a pauta e procure por possíveis buscas dos usuários, afinal, terá de pensar nele desde o início. 

Um exemplo disso: Vamos visualizar que sua empresa de ecoturismo fica localizada em Morretes-PR, e em determinada época do ano, nota-se que a procura por trilhas em determinada época do ano fica muito mais comum.

Escrever um conteúdo sobre isso pode ser interessante, não é? Assim, busque por termos que fazem sentido nesse contexto, use a região à seu favor (afinal, no exemplo, a busca por trilhas se intensifica em sua região específica). 

Nesse caso, seria bom pesquisar termos como “fazer trilha em Morretes” ou qualquer derivado, lembrando sempre de colocar outros termos relacionados dentro do seu tempo, para que alcance do geral para o específico. 

São exemplos básicos mas que podem ser facilmente alterados para várias experiências esportivas. 

Claro que, é bom partir do ponto de que sua empresa já conheça o que é mais relevante para o público e os assuntos que são do interesse deles. 

Lembre-se que, o assunto de interesse também pode ser qualquer coisa relacionada ao setor de experiências esportivas e aventuras, mas é importante saber qual a estratégia de conteúdos foi aderido para que você publique algo que faz sentido.

As estratégias de marketing ajudam a elaborar conteúdos mais objetivos e que se complementam, possibilitando links internos que conversam entre si e ficam muito mais atraentes para o leitor. 

Agora que você sabe mais sobre SEO para experiências esportivas, que tal começar aquele texto de blog bem atraente para o consumidor?

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