Blog OffStation

Home / Blog / Marketing / Público alvo: o que é? – Entenda como definir o público alvo é importante!

Público alvo: o que é? – Entenda como definir o público alvo é importante!

Marketing
20 de outubro de 2020
Thiago Benassi

Para criar uma estratégia de marketing mais assertiva, um dos primeiros passos é definir qual o público alvo a ser atingido. Mas o que é público alvo? O termo é conhecido, mas você sabe como obter resultados através dele?

Definir o público-alvo faz com que sua empresa consiga se conectar mais diretamente com os diferentes tipos de cliente, criando assim, um relacionamento MUITO MAIS interessante com o consumidor.

Já deu para notar que o assunto é de extrema importância para quem tem uma empresa, né? Neste conteúdo, trouxemos a definição do que é público-alvo e de como você pode defini-lo. Tudo isso, focado para mercados de experiências esportivas, aventuras e lazer.

Está bem completinho, mesmo se não for do ramo, vale a pena a leitura. Vem comigo!

O público alvo refere-se a parcela de consumidores a qual sua empresa direciona as ações de marketing dos seus serviços. No caso, nosso conteúdo é direcionado ao mercado de experiências esportivas, aventuras e lazer.

A ideia aqui é ter uma segmentação de mercado com a qual você estará se comunicando. Esse grupo de pessoas partilham de mesmos objetivos e interesses.

Quando entendido o mercado em que sua empresa está, parece muito simples a definição do público alvo, não é? Basicamente, é selecionar a fatia da população que tem mais a ver com os interesses da sua empresa.

Normalmente, no mercado de experiências esportivas, aventuras e lazer, é muito comum que o seu cliente valorize o SER e não tanto o TER. Visto que, seu cliente é alguém que preza em investir em experiências de vida.

Nada impede que esse seu mesmo cliente valorize o TER, mas de qualquer forma, ele tira parte financeira e do seu próprio tempo para enriquecer a vida com experiências.

Mais do que esse exemplo de pensar nos interesses do seu cliente, é importante entender que no caso do mercado ao que nos referimos, esses consumidores, principalmente, residem na região que sua empresa está localizada.

Claro que, existem empresas que trabalham com pessoas de todo país, principalmente empresas ligadas com ecoturismo, que atendem turistas, mas mesmo essas empresas precisam se ligar na região que tem como principal.

De qualquer forma, a definição engloba MUITAS informações sobre hábitos de consumo, preferências, região que residem, poder aquisitivo e outras informações que garantam um perfil completo.

Essas informações, quanto mais você tiver, melhor será para traçar o perfil! Mais chances sua empresa terá de entender melhor os desejos do consumidor, e melhor será para criar estratégias assertivas e mais direcionadas. 

Caso opte por não definir seu público, você invariavelmente será menos eficiente e simplesmente gastará mais recursos que o necessário.

Quando precisar lembrar da importância de definir um público-alvo, pense em como discursos muito generalizados; um discurso genérico atinge a todos e ao mesmo tempo: ninguém! 

Sua empresa precisa dialogar com seus diferentes públicos, para assim, gerar identificação do consumidor com fornecedor.

  • Diferença entre público alvo e persona

Definir personas é muito importante na hora de encontrar o público-alvo, mas há diferença entre esses dois conceitos do marketing. Saber a diferença entre os dois ajuda muito na hora de criar sua marca.

Nesse tópico você entenderá bem a diferença entre esses dois conceitos e porque é preciso separá-los e não tratar como uma coisa só.

  1. Público-alvo

Já falamos disso anteriormente. O público-alvo é um grupo de pessoas que têm perfil igual ou semelhante, que consomem o mesmo tipo de produto e tem os mesmos interesses. 

É para o público-alvo que você deverá direcionar seus esforços em ações de marketing, são essas as pessoas mais interessadas em participar da experiência oferecida pela sua empresa.

Aqui vai um exemplo de quais informações podem ser usadas na hora do perfil ser montado:

  • Idade
  • Sexo
  • Poder aquisitivo
  • Classe Social
  • Formação educacional
  • Localização 
  • Hábitos de consumo

Exemplo de público-alvo que você pode facilmente encontrar no seu mercado de experiências: Homens, entre 20 e 30 anos, residentes de Curitiba, com curso superior, classe B, renda entre R$ 4000 e R$ 6000, apaixonados por aventuras e experiências novas.

Ilustração de um celular gigante, acessando uma rede social com um anúncio aparecendo na tela. Ao lado tem um casal apontando para o anúncio. No texto ao lado direito, está escrito Marketing para Experiências, com o plano premium da offstation, você terá uma equipe de marketing especializada e dedicada ao seu sucesso no ambiente digital. Acima está o logo da Offstation e abaixo está tem um botão escrito "Conhecer plano premium"Powered by Rock Convert

Até aqui, você já deu uma boa segmentada no perfil de consumidor da sua empresa, conseguimos traçar até uma comunicação só pelos hábitos de consumo.

  1. Persona

O conceito de Persona dentro do marketing é mais o perfil de comprador IDEAL. Sua empresa pode ter uma ou mais personas, normalmente, é melhor ter mais de um cliente ideal. 

A Persona é um personagem fictício, mas mesmo assim, ele tem características dos seus clientes reais. Esse tipo de trabalho é desenvolvido com base nas mesmas pesquisas para público-alvo.

Claro que, ainda é mais detalhada, visto que monta um perfil completo do cliente ideal. Na pesquisa para definir a persona, envolve-se as seguintes questões:

  • Características pessoas
  • Estilo de vida
  • Interesses
  • Engajamento nas redes
  • Poder aquisitivo
  • Informações profissionais

 

Exemplo de persona para o mercado de experiências esportivas, aventuras e lazer: Diego, 33 anos, blogueiro. Mora em Curitiba, Paraná. Formado em Jornalismo, Diego tem um blog e posta sobre suas viagens e passeios. Sempre acompanha páginas de viagens e vai à excursões. É digital influencer e se preocupa muito em dar boas dicas do que fazer no momento de lazer para seus seguidores. Nas horas vagas gosta de frequentar academia e bons restaurantes. 

Notou que ficou muito mais específico, não é? Essa é a principal diferença entre o público-alvo e persona.

O público alvo, é uma forma mais generalizada de ver o seu público, mesmo sendo o primeiro passo para formar um atendimento mais personalizado, já a persona tem definições mais específicas.

  • Importância de definir seu público alvo

 

Ao longo desse conteúdo você já pode perceber a importância de definir o seu público alvo, correto?

Não é exagero dizer que as empresas realmente dependem de uma boa definição de público. Afinal, os lucros e até a conquista de clientes basicamente dependem dessa estratégia. 

Claro que, pontuamos sempre, esse é um primeiro passo dentre as INÚMERAS ações de marketing que devem ser levadas para dentro da sua empresa, e que também são importantes. 

Definir o público alvo evita que sua empresa tenha gastos desnecessários, pois o que será investido para converter um cliente serão cada vez mais assertivos e eficazes. Sendo assim, sem gastos com o que não terá efeito.

Mesmo assim, ninguém está isento de erros, mas entender do público alvo já tira sua empresa de dar “tiros no escuro” e fazer algo mais objetivo, que atendam as demandas. Além de ajudar a manter um bom relacionamento com os consumidores. 

Obviamente, te fará crescer cada vez mais e ganhar reconhecimento. A definição de um público-alvo ajuda o seu negócio, pois com mais identificação com os consumidores, sua empresa irá gerar engajamento, terá boa reputação, e consequentemente, converterá leads.

Além disso, é um bom passo para encontrar as PALAVRAS-CHAVE para se comunicar melhor com seu público, diminuindo chances de ruídos e falhas de comunicação. Oferecendo conteúdos de qualidade e cada vez mais relevantes.

A linguagem e os conteúdos a serem tratados em conteúdos para blogs, sites e redes sociais, contam com a ajuda do público-alvo bem definido. Assim, como dito anteriormente, sua empresa vai saber qual assunto é mais relevante.

Sem contar na comunicação muito mais assertiva, usando a melhor linguagem e melhor design para agradar seu público e ficar mais próximo dele.

Outro fator muito importante é precificar seus serviços, claro que existe uma pesquisa de mercado mas isso tem tudo a ver com seu público-alvo. Colocar um preço justo precisa que você leve em conta gastos e investimentos, bem como a condição financeira do seu público.

Não é nada viável oferecer um preço muito acima do que seu público está disposto a pagar, por isso, mais uma vez, nota-se o quanto pesquisas são importantes. 

Se você chegou até aqui, notou que é de suma importância definir público-alvo e persona. Pode ser o primeiro passo relacionado a marketing dentro da sua empresa. 

Vale a pena investir na satisfação do cliente e ser sempre mais que um fornecedor, mas um fornecedor assertivo que cativa seu consumidor.

E aí, agora já está pronto para encontrar o público-alvo e a persona que tem tudo a ver com a experiência que você oferece?

Adrenalyze® Serviços de Turismo Ltda.
CNPJ 30.340.661/0001-27
Fale conosco pelo WhatsApp!